A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) irá coletar amostras de sementes para análise laboratorial a fim de garantir que os agricultores utilizem produtos de qualidade, tanto no estabelecimento das lavouras quanto na formação e reforma de pastagens. A agência irá analisar aquelas sementes ofertadas aos produtores por meio de lojas de insumo agrícola.

“Sementes de alta qualidade resultam em plântulas fortes, vigorosas, bem desenvolvidas e que se estabelecem nas diferentes condições climáticas, com maior velocidade de emergência e de desenvolvimento das plantas”, lembra o secretário de Agricultura Anderson Teodoro.

Conforme ressalta, a análise permiti selecionar as melhores sementes, o que por consequência retirar as consideras sementes de baixa qualidade, que interfere tanto na qualidade do produto quanto na sua produção.

“Quando isso ocorre, quase sempre é necessário fazer um novo plantio, com desperdício de tempo e insumos, o que eleva os custos. Daí a importância do trabalho realizado pela Agência, que se empenha para garantir a oferta de sementes de qualidade, com as especificações adequadas”, lembra Anderson Teodoro.

Para o prefeito Hildo do Candango, a medida será adotada em Águas Lindas, uma vez que a produção agrícola local tem ganhado destaque na economia do município.

“Temos em Águas Lindas diversos produtores que atuam com esse tipo de semente. A análise, portanto, vai facilitar na hora desse agricultor ir comprar suas sementes, vai poder exigir a que foi certificada pela Agrodefesa”, explica o prefeito.

Se for detectada no lote de semente analisado alguma irregularidade, a Agrodefesa, não multará o agricultor, órgão oferecerá ao produtor das sementes a possibilidade de reanálise, podendo inclusive indicar seu responsável técnico para o acompanhamento da análise.

 

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

 

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás

Fotos: ASCOM