No início de 2023, deu-se início a um plano estratégico para modernizar seu controle administrativo: a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a consolidação dos membros do Comitê do SEI-PMAL, o plano ganhou forma, iniciou os treinamentos com os servidores e, ao final do ano, todas as municipais já estavam integradas e operando com o novo sistema.

O SEI é um sistema de produção e controle de documentos e processos eletrônicos desenvolvidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública. A partir daí, o sistema pode ser adequado à formatação da estrutura administrativa do município.

No dinâmico cenário da administração pública municipal, a eficiência e a transparência são pilares fundamentais para o sucesso e a confiança da população. Nesse contexto, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) emerge como uma ferramenta indispensável para a unidades municipais, revolucionando a forma como informações são geridas e processos são conduzidos.

O SEI não é apenas um sistema tecnológico, mas sim um aliado estratégico que simplifica procedimentos, elimina burocracias e promove um gerenciamento mais ágil e integrada. Ao adotar o SEI, as unidades municipais ganham em diversas frentes. Agilidade e eficiência; Transparência e Acesso à Informação; Redução de Custos e Sustentabilidade; Segurança da Informação; e Planejamento e Gerenciamento Administrativo.

A Controladoria Geral Interno do Município considera que o SEI é uma ferramenta essencial no gerenciamento de processos administrativos no setor público. Sua importância se destaca por vários motivos:

*Eficiência e Agilidade*: O SEI facilita a tramitação de processos e documentos, reduzindo o tempo necessário para a conclusão de atividades administrativas.

*Transparência*: O sistema promove maior transparência, permitindo que partes interessadas acompanhem o andamento dos processos em tempo real.

*Redução de Custos*: Ao diminuir o uso de papel e os custos associados ao armazenamento e transporte de documentos físicos, o SEI contribui para um controle mais econômico e sustentável. Além de outras boas práticas e proteções de dados, tais como, segurança da informação, integração e padronização.

A unidade Municipal de Administração lembra que um dos destaques foi a significativa economia financeira, com uma estimativa de mais de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) economizados mensalmente. Esta economia se deve à redução dos custos com papel, impressões, logística e transporte de documentos físicos, tempo gasto em processos burocráticos. Além da economia financeira, também se traduz em benefícios ambientais, com a preservação de árvores por ano devido à redução drástica no uso de papel.

Além da eficiência interna, o SEI também melhorou a experiência dos cidadãos. Diversos módulos foram disponibilizados para os usuários externos, permitindo pesquisar, peticionar e acompanhar o andamento de seus processos de forma rápida e fácil. Esta transparência e facilidade de acesso são marcos importantes na relação entre a pref. e a população.

A expectativa é que os benefícios do SEI continuem a se expandir, promovendo uma administração pública mais ágil e eficaz, pois o município já solicitou adesão ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) – iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, e têm sido implantado em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas.

Pref. Municipal
Sec. de Administração