Por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás está realizando a entrega de repelentes para gestantes assistidas pelo programa Bolsa Família. A ação faz parte do programa de prevenção e proteção individual de grávidas contra o mosquito Aedes aegypti.

A distribuição de repelentes começou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pérola e atenderá, integralmente, a rede municipal de Atenção Básica a Saúde. De acordo com o coordenador de Vigilância e saúde, Euder Vieira, nesta primeira etapa cerca de 1 mil gestantes serão atendidas em todo o município.

O uso do repelente reforça a proteção contra o mosquito, em especial às gestantes, pois elas correm o risco de ser afetadas pelo vírus Zika, que pode gerar microcefalia nos bebês. No entanto, esta não deve ser a única maneira para evitar a transmissão da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. É muito importante que as gestantes se protejam da exposição ao mosquito, mantendo as portas e janelas fechadas ou teladas, usando calça e camisa de manga comprida.

No evento, o secretário de saúde, Eduardo Rangel, afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para o combate ao mosquito Aedes aegypti no município. “Esta ação é um complemento para que todas as gestantes tenham uma gestação dentro da normalidade. É muito importante que elas realizem todas as etapas do pré-natal”, disse o secretário.

A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, enalteceu o esforço da equipe da Secretaria em promover uma saúde de qualidade, atendendo a população do município. “Nós conhecemos os problemas enfrentados pelos municípios e, para fazer a saúde funcionar, o prefeito Hildo tem feito o impossível e, com a ajuda de toda a equipe, os resultados estão chegando. O Hospital Regional logo estará funcionando, a UPA será inaugurada em breve, o que irá abrir espaço para a abertura de leitos no Hospital Bom Jesus para o parto de baixa complexidade conforme anunciado pelo secretário. Estas são as conquistas do povo de Águas Lindas e o fruto de muito trabalho”, finalizou Aleandra.