O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Dr. Lucas Antonietti, e o vice-prefeito, Jorge Amado, realizaram, nesta quarta-feira (17/6), a live semanal para apresentar o Balanço de Governo que faz um resumo das principais ações da Prefeitura nos últimos sete dias.

Os mandatários iniciaram o programa alertando para o risco que a covid-19 ainda representa à sociedade. O prefeito Dr. Lucas, na posição de médico, chamou a atenção para a necessidade de se utilizar máscaras, evitar aglomerações e usar álcool em gel nas mãos.

“Mas nós sabemos que é uma doença que evolui muito rápido, e é uma doença que, às vezes, o paciente está bem hoje e amanhã já não está. Então, o que a gente pede, realmente, aos donos de bares, às pessoas que tem o hábito de fazer festas familiares, que evitem aglomerações, neste momento”, pediu o prefeito.

Do início da pandemia até esta semana, 284 pessoas já morreram de covid-19 em Águas Lindas. Por outro lado, o município se encontra entre as cidades que mais vacinaram pessoas na região do Entorno do DF. No momento, estão sendo vacinadas pessoas com 50 anos, mas a tendência é que a faixa etária baixe para 48 anos, já nesta sexta-feira (18/6).

Dados da Secretaria de Saúde mostram que 38 mil pessoas já foram imunizadas. Entre as categorias, a pasta também completou a vacinação dos profissionais de educação, dos rodoviários e dos cadeirantes.

Usina de Oxigênio

Outro assunto apresentado durante a live foi com relação à implantação da usina de oxigênio no Hospital Municipal Bom Jesus. Com capacidade para atender todo o município, a usina também poderá, segundo explicou o prefeito, fornecer oxigênio também aos municípios vizinhos. O produto é tão importante para a saúde pública quanto para o desenvolvimento socioeconômico.

Carreta da Mulher

Ao falar sobre o programa Carreta da Mulher, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, e está em Águas Lindas para realizar exames de mamografia e outros exames preventivos, o vice-prefeito, Jorge Amado, lembrou que o programa deve atender 2 mil mulheres que estavam na fila de espera por esses tipos de exames há anos. Ainda de acordo com Amado, toda paciente que for diagnosticada alguma anomalia, será encaminhada para tratamento.

O vice-prefeito também ressaltou a importância da população evitar de realizar queimadas em lotes vazios. Segundo Jorge Amado, a Prefeitura já está nas ruas fazendo as limpezas desses terrenos e também fiscalizando para coibir esse tipo de prática, que além de ser crime ambiental, é prejudicial ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

“Pense, pois muitas vezes ao lado há pessoas com problemas respiratórios, tem crianças recém-nascidas, então isso prejudica o morador que vive ao lado. Não faça queimadas, acione a Secretaria de Obras, nós já estamos fazendo as limpezas dos lotes, mas não provoque queimadas”, pediu o vice-prefeito.

Infraestrutura

Também ao comentar sobre a Carreta da Mulher, e da presença do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, que esteve no município nesta semana, Dr. Lucas disse que o secretário garantiu que entre agosto e setembro as obras do Hospital Regional serão retomadas.

O prefeito informou ainda que, em breve, a maternidade do Hospital Bom Jesus será inaugurada com 50 leitos.

“Quero ver o Hospital Bom Jesus revitalizado, ver a maternidade inaugurada, ver o Hospital Regional funcionando, isso será um sonho para todos nós, especificamente para mim, porque eu sei da dignidade que nós vamos conseguir entregar para a nossa população”, disse o prefeito.

Em certo momento, ao responder uma pergunta de um cidadão que acompanhava a live, o prefeito falou sobre o papel da Secretaria de Obras na melhoria da infraestrutura de alguns bairros.

“A nossa meta é de entregarmos, no final do nosso mandato, a infraestrutura, não só no Sol Nascente, mas também de outros setores que eu sempre cito, que é o Solar da Barragem, Recreio da Barragem, Setores 11, 10, 16, 12, enfim, onde que precisa, Bela Vista, Laranjeiras, estamos aí buscando recursos para que consigamos o mais breve possível começar essa infraestrutura”, garantiu Dr. Lucas.

Fonte: Secretaria de comunicação de Águas Lindas de Goiás (SECOM)
Jornalista: Claudiane Pinheiro Rabelo (DRT – 0012314/DF)